A história desse final de semana foi na Nicarágua. Como a viagem é mais longa e mais chata, por ter que cruzar fronteira, aproveitamos o feriado de independência da Costa Rica e fechamos um pacote. Nos custou menos de $200 por cabeça, incluindo duas noites num hotel 5 estrelas com café da manhã, passeios com guia e o transporte.
São 4h até a fronteira e depois quase 3h até o hotel, em Manágua. Mas, o pior foram as 6 horas de espera/fila na fronteira. Acho que estava caótico por causa do feriado. Bom, dessa vez foi a Nicarágua que teve que me compensar. No final das contas, não só fez valer a pena, como me deixou apaixonada. Eu realmente não imaginava nada sobre a Nicarágua e não tinha grandes expectativas. Me encantei. Pudemos conhecer Manágua, que é a capital, Granada, o vulcão Masaya e a praia de San Juan Del Sur. É tudo muito colorido, simples, colonial e encantador.
A comida da Nica é parecida com a da Costa Rica. É impressionante como a mandioca aparece em quase todos os pratos. Os principais ingredientes da culinária são milho, arroz, feijão, tomate, banana, entre outros. Eu experimentei o Vigorón e o Vaho (ou Bago). Vigorón é servido em uma folha de banana com mandioca cozida, grelhados e uma salada de repolho e tomate. Já o Vaho é a combinação de uma carne bovina, mandioca e o plátano (banana da Terra). No café da manhã, o Gallo Pinto (arroz, feijão e ovos), super típico na Costa Rica, aparece na Nicarágua também.
A viagem foi incrível. Claro que a companhia fez toda a diferença. Aproveitamos tudo ao máximo, mesmo completamente derrotados ou cansados. Curtimos muito o hotel e, para aguentar o calor extremo, tomamos muitas Toñas, que é a cerveja local daqui. Vale dizer que é tudo bem barato, principalmente se comparado com a Costa Rica. Na maioria das vezes, pagamos 1 dólar pela Toña. Córdoba é a moeda nacional da Nicarágua, em que 1 dólar equivale a, aproximadamente, 30 córdobas.
Olha, na boa, que delícia foi conhecer a Nica. Espero que um dia vocês possam conhecer também, mas de avião.
Na polêmica fronteira |
Vago
|
Vulcão Masaya |
Masaya (Reserva Natural Laguna de Apoyo) |
Playa San Juan del Sur |
Granada |