Diferente de como muitos estão pensando, eu não moro na praia. Como quem acorda e vai correr na areia, de frente para o mar. Eu estou morando em San José, a capital e maior cidade da Costa Rica. San José fica bem no meio do mapa. Tudo bem que a vibe é relativamente praiana até na cidade grande, mas para ir pra praia, tenho que viajar.
Como ainda não começaram minhas aulas na faculdade, fui até o centro de San José, fazer o Free Walking Tour, uma caminhada gratuita, com guia. Bem legal. A cidade é bem perto do bairro que eu moro (San Pedro) e é bem pequena, principalmente pra quem veio de São Paulo. A caminhada durou, no máximo, 3 horas. Tem o Teatro Municipal, o Mercado Central, Museu Nacional da Costa Ricac, uma pequena Chinatown, o Banco Central, pessoas apressadas, comércio, lojas e prédio comerciais. E como são sempre muito fofos, Chepe é o apelido carinhoso que deram à cidade.
A Costa Rica é o lar de 4 milhões de "Ticos" e "Ticas". Essa é a forma como, popularmente, se chamam os costarriquenses. O território foi descoberto em 1502, por Cristóvão Colombo e, impressionado com a beleza da terra, batizou de "Costa Rica". Em 1838, a Costa Rica foi declarada independente. Foi neste momento que a produção de café decolou, gerando um importante papel econômico.
A verdade é que, se você procura por arte, museus, galerias e peças de teatro, não tenha a Costa Rica como preferência. Aqui, o que vale é a beleza natural. O que vale é aprender sobre simplicidade e tranquilidade. Vou repetir: pura vida. Não me canso dela.
Olha, na boa... Obrigada, Colombo. Porque essa Costa é mesmo Rica.